quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Agregando ao trabalho

O livro Felpo Filva, de Eva Furnari, provoca várias reflexões com relação à diversidade. Felpo, quando ainda era filhote, foi discriminado pelos coleguinhas de escola que zombavam dele por ter uma orelha mais curta que a outra. O coelho cresceu solitário, pois saía pouco de sua toca, para evitar os risos dos outros. A tristeza do poeta aparecia em suas obras literárias: A cenoura murcha, A horta por trás das grades, De olhos vermelhos, Um pé-de-coelho azarado e Infeliz Páscoa, entre outras. 

Para que as crianças percebessem as consequências de suas ações nos relacionamentos com os colegas, propus as seguintes atividades com as turmas A31, A32 e A34:



1) Assistir ao curta-metragem Pular (Boundin', 2004), da Pixar, que mostra um cordeirinho que passa a ser zombado por outros animais, quando sua lã é tosquiada. Um "lebrílope" vê o que está acontecendo e o ensina a não importar-se com sua aparência e com a opinião alheia.


2) Conversa sobre o que foi assistido e retomada do livro Felpo Filva (mostrando as ilustrações do livro), relacionando-o ao filme: 

- O que aconteceu quando o carneiro teve a lã tosquiada? 
- Aconteceu o mesmo com o Felpo quando foi para a escola?
- Por que o Felpo escrevia poemas tristes, depois de adulto?
- Quem ajudou o carneirinho e quem ajudou o Felpo a ver a vida de forma mais alegre?
- Zombar dos outros ajuda ou atrapalha?
- Como começam os conflitos (brigas, discussões)?





3) Após, cada criança recebeu uma atividade em folha (chamada Pensando sobre o respeito) de sistematização do que foi falado, por meio de registro escrito.

Nas três turmas surgiram respostas bastante interessantes para a pergunta “O que podemos fazer para evitar os conflitos?”. Selecionei algumas delas:

A31:

- Ser educado e não xingar, porque quem faz o mal sempre recebe o mal e quem deseja o bem sempre recebe o bem. (Larissa)
- Ensinar as pessoas a parar de fazer isso, porque todos nós somos iguais. (Victória)
- Não ouvir o que eles falam. (Andrey)
- Parar e conversar. (Daniel)
- Ajudar os outros. (Gustavo)
- Podemos resolver tudo na conversa. (Maria Eduarda)
- Viver em paz. (Brayan)

A32:

- Conversar com calma. (Kaillaine)
- Sem brigar, com muita calma e sem violência. (Milleny)
- Conversar e fazer amizade. (Andressa)
- Criar uma campanha contra conflitos. (João Pedro)
- Cada um cuidar da sua vida. (Maria Eduarda)

A34:

- Ficar na sua. (Helena)
- Não zombar da pessoa. (Isaque)
- Não fazer besteira com os outros. (Kamila)
- Nós podemos ser amigos. (Karoline)
- Sair de perto ou ignorar. (Yasmin)





Professora Helena


25 comentários:

  1. eu adorei as tuas historias do felpo filva Nicoly e ana

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  2. estava muito bom observação elias e wellinton

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  3. Esse trabalho foi muito legal!
    Mas me digam, o que é não fazer besteiras?

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  4. Erika, o que você achou do filme? Como tu te sentes quando alguém te critica?

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    1. o filme foi legal . e eu me sinto triste quando alguem me critica

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  5. PERGUNTA PARA TODOS..Conversem em dupla e escrevam a resposta aqui..
    Vocês acham que o Felpo Filva superou as dificuldades que passou na infância?Por quê?

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    1. por que ele tinha uma orelha maior que a otra

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    2. eu acho que ele pasou as dificuldades
      arthur

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    3. ele superou as dificuldades ele se casou com a charlo
      gabriely

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    4. sim eu acho que ele superou por que ele ficou com acharlo.
      tchau
      Layon
      Allan Cauã

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  6. Eu me sinto chateada quando falam mal de mim.

    Karoline







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  7. Pessoal, eu achei este trabalho de vocês sensacional! Acho que também ia me divertir muito se estudasse com vocês! Parabéns, porque quem lê e escreve tem o mundo!

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  8. obrigado pelo carinho valdoma e luis arthur

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  9. oi meu nome e ezequiel eu gosto muito de voces

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  10. obrigado até por ver o blog tchau






    gabriely

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